16/07/2025

Biblioteca Cidadã, um refúgio às mentes

BIBLIOTECA CIDADÃ
 A leitura feita em livros físicos ressurge como aliada do bem-estar mental e da saúde cognitiva do leitor.

BIBLIOTECA CIDADÃ
A Biblioteca Cidadã Professora Catarina Carrer Da Rold, espaço público de leitura e estudo, atrai leitores de diversas idades que se identificam com o ambiente social e acolhedor para apropriarem-se não só do conhecimento historicamente construído pela humanidade, mas da diversidade da literatura mundial. 

Dentre os leitores temos um número significativo de crianças que não se apropriaram da linguagem escrita, ainda, mas que, tem em seus  pais e irmãos mais velhos  narradores protagonistas que tornam as histórias contadas e encenadas a eles em verdadeiras sagas encantadoras intermináveis.

Mesmo com a socialização dos livros no mundo digital, onde o acesso é cômodo, prático e ao alcance de um toque de dedo, no conforto do sofá, de frente ao televisor, no arejado ambiente da sala de estar, há quem não abra mão de frequentar a biblioteca cidadã. Um refúgio silencioso e acolhedor que, contribui para a socialização, não somente do conhecimento historicamente construído, mas nas relações interpessoais coletiva dos leitores, pois acaba sendo o ponto de encontro de velhas amizades e na construção novas.


BIBLIOTECA CIDADÃBIBLIOTECA CIDADÃ

A Biblioteca Cidadã Professora Catarina Carrer Da Rold, não é apenas um local onde se toma livros por empréstimos, com prazos para devolução, mas também um ambiente teatral, onde livros, estantes e arranjos transformam-se cenário para belíssimas contações de história. Exemplo desta atividade cultural foi à visita programada em três dias para todos os alunos do Centro de Educação Infantil Pedacinho de Vida. Primeiramente as crianças conheceram as estantes de livros e seus conteúdos bibliográficos e posteriormente, sentaram-se num espaço reservado na sala de leitura para ouvirem de seus professores as mais belas histórias da literatura infantil brasileira.



É importante destacar que a leitura em livros físicos, tradicionais, esses que a gente sente o cheirinho quando  novo ou, daqueles já todos desengonçados, de páginas amareladas,   orelhudas, textos com marcações em determinados conteúdos,  capas surradas de já terem passado por tantas mãos, esses,  trazem benefícios imensuráveis à qualidade de vida do leitor, conforme muitos estudiosos afirmam, dentre os quais relacionamos alguns:




BIBLIOTECA CIDADÃAtiva o sistema sensorial tátil: A parte sensorial está entre os benefícios de se ler livros físicos, isso porque, sentir a textura das páginas durante a leitura pode ajudar na compreensão, uma vez que ativa o sistema sensorial tátil. Dessa forma, cada leitor consegue criar uma experiência mais envolvente e memorável. Esse contato físico com o livro estimula áreas do cérebro ligadas à percepção e à memória, o que favorece a memorização do conteúdo lido. Outro fator importantíssimo, é que, o simples ato de folhear páginas e sentir o papel ajuda a marcar progresso da leitura de forma concreta, o que contribui para a organização mental das informações.

 

BIBLIOTECA CIDADÃ
Reduz o estresse: Ao contrário das telas dos smartphones e de outros dispositivos eletrônicos utilizados por muitos leitores para a leitura de conteúdos digitais que sobrecarregam o cérebro com estímulos visuais que aumentam os níveis de estresse e cortisol. Já, os livros físicos proporcionam um efeito calmante. A experiência tátil da leitura impressa, aliada à ausência de notificações ou luz azul, favorece a concentração e reduz a ansiedade.

Segundo o neuropsicólogo David Lewis, da Universidade de Sussex, Reino Unido, apenas seis minutos de leitura já são suficientes para diminuir o estresse em até 68%. Além disso, o estudo em que Lewis participou, revelou que o hábito da leitura supera até atividades como ouvir música ou tomar chá quando o objetivo é relaxar e acalmar a mente.

 


BIBLIOTECA CIDADÃ
Contribui para dormir melhor: Uma pesquisa publicada no periódico científico Trials, em 2021, demonstrou que ler antes de dormir pode melhorar significativamente a qualidade do sono. No estudo, 496 participantes foram orientados a ler um livro na cama antes de dormir,
enquanto outros 496 não realizaram essa atividade. Após uma semana, 42% dos leitores relataram melhora no sono, em comparação com apenas 28% do grupo que não leu. Sobretudo, os pesquisadores concluíram que a leitura noturna, especialmente de livros físicos e de ficção, ajuda a relaxar a mente, reduz o estresse e cria uma rotina mental que sinaliza ao corpo que é hora de descansar. Isso favorece um adormecer mais rápido e um sono mais profundo, sem os estímulos visuais e cognitivos provocados por dispositivos eletrônicos.

 


BIBLIOTECA CIDADÃ
Ajuda na prevenção de doenças degenerativas: A leitura regular de livros físicos também traz benefícios a longo prazo. De acordo com especialistas, ler estimula a atividade cerebral e fortalece as conexões neurais, o que contribui para prevenir ou retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas. Segundo o neurologista Paulo Caramelli, da Faculdade de Medicina da UFMG, o hábito de leitura aumenta a capacidade do cérebro de resistir aos danos causados por doenças como o Alzheimer, mantendo as funções mentais por mais tempo, além de estimula várias áreas do cérebro e fortalecer a neuroplasticidade.



BIBLIOTECA CIDADÃ
Estimula a empatia: A escolha por ler livros físicos, especialmente obras de ficção literária, pode aumentar a empatia. Isso acontece porque nos coloca no lugar de outras pessoas, permitindo vivenciar emoções, dilemas e perspectivas diferentes das nossas. Ao se envolver profundamente com personagens e narrativas, o leitor ativa áreas do cérebro ligadas à compreensão emocional e à teoria da mente, a habilidade de entender os sentimentos e intenções dos outros. “Viver outras vidas” por meio da leitura, desenvolvemos uma maior sensibilidade às experiências humanas, que, na essência é ter empatia!

 

Aprimora o entendimento e a linguagem: Um estudo de 2019, conduzido por Falk Huettig e Martin Pickering, publicado na revista Trends in Cognitive Sciences, a leitura vai além da compreensão de textos escritos: ela também aprimora a capacidade de prever e compreender a linguagem falada.

BIBLIOTECA CIDADÃ

Deste modo, os autores explicam que leitores habituais desenvolvem representações linguísticas a mais, fortalecendo os mecanismos cerebrais responsáveis pela antecipação de palavras e estruturas durante a escuta. Essa habilidade preditiva, segundo os pesquisadores, é treinada pela leitura porque o ambiente textual oferece estabilidade e exige processamento rápido, estimulando o cérebro a antecipar informações, fazendo com que leitores experientes compreendam melhor a linguagem falada por conseguirem prever com mais precisão o que será falado.



Fortalece a saúde mental: Uma técnica terapêutica que utiliza a leitura de livros e outros materiais de leitura

BIBLIOTECA CIDADÃ
como ferramenta para auxiliar no tratamento de problemas mentais e emocionais, a chama biblioterapia. Existe livro sobre o assunto, como o livro “Quintais da Biblioterapia”, de Cristina Seixas, compila relatos e vivências de 22 profissionais que exploram diferentes formas de aplicar a leitura como recurso de cuidado emocional. Um estudo sobre o assunto publicado na Revista Digital Universitária da UNAM, reforça a eficácia da biblioterapia como forma a complementar o restabelecimento emocional de pessoas que enfrentam transtornos mentais. A prática da leitura, segundo os autores, estimula o autoconhecimento, favorecendo a demonstrações de sentimentos e contribuindo o alívio emocional e fortalecimento psicológico.


BIBLIOTECA CIDADÃ
Oferece maior experiência imersiva: Folhear páginas em vez de encarar uma tela brilhosa, cheia de notificações, a leitura no livro físico se torna naturalmente mais imersiva. O Ritmo é contínuo, sem interrupções, favorecendo maior concentração, o que é excelente para o cérebro.

Segundo o neurologista Ivan Izquierdo, a leitura é uma das atividades mais completas para o cérebro, pois envolve uma varredura rápida e intensa de palavras e significados, ativando diversas regiões cerebrais ao mesmo tempo. O foco estimulado, a compreensão e o prazer aumentam, criando o ambiente ideal para a imaginação, transformando palavras em personagens e fortalecendo a conexão emocional com a narrativa. Então, é nesse envolvimento profundo que descobrimos o prazer de virar páginas.

 

Então, que tal experimentar o encanto único de um bom livro físico a partir de agora? Venha conhecer a Biblioteca Cidadã Professora Catarina Carrer Da Rold, aqui pertinho de você e desfrute do ambiente mágico e acolhedor.

 

Biblioteca Cidadã, um refúgio às mentes brilhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário