Você é o tipo que cria várias metas de leitura quando vai fazer as promessas de ano-novo, mas acaba deixando seus livros limpinhos e quietinhos na prateleira? A gente sabe que, na correria do dia a dia, fica difícil tirar um tempinho para ler. Mas, se você quer tirar essa vontade do papel e realmente introduzir o hábito de leitura no seu cotidiano, algumas dicas podem ajudar:
1. Estabeleça uma meta realista de leitura:
Defina uma meta de leitura mensal ou anual que seja alcançável e que, se encaixe em sua rotina. Isso pode ser como, ler 1 livro por mês, ou ler 20 minutos por dia.
2. Leia livros que te interessam:
Escolha livros que realmente você tenha interesse, isso faz toda a diferença. Não sinta a pressão de ler apenas o que está sendo comentado, ou livros que outros consideram importantes.
Se sua preferência é por romances, biografias, ficção científica, quadrinhos, literatura juvenil, vá atrás desses gêneros. A leitura será mais prazerosa e você lerá com mais frequência.
3. Comece com livros mais curtos:
Se você sente que a ideia de ler um livro longo pode ser desanimadora, ou exige um grande compromisso, então comece com livros curtos, poucas páginas, letras grandes, com imagens para apreciar. Existem várias obras que não são longas, assim você pode se sentir mais motivado ao ver um fim próximo.
4. Defina tempos específicos para se desconectar e ler:
Defina horários para se desconectar do smartphone e focar apenas na leitura. Isso pode ser especialmente útil se você decidir se dedicar à leitura 20 a 30 minutos pela manhã, antes de começar o dia, ou durante o período da noite, antes de dormir.
Biblioteca Cidadã
Nenhum comentário:
Postar um comentário